Aguarde...

Saúde

Saúde

16 de Abril de 2024

Hospital Maternidade Paulino Werneck é inaugurado para oferecer parto humanizado e seguro a gestantes de 14 bairros do Rio de Janeiro

As gestantes cariocas têm agora mais uma opção para que a chegada de seus bebês aconteça de forma confortável e segura. Foi inaugurado, na última sexta-feira (12/4), o Hospital Maternidade Paulino Werneck, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro.

Com funcionamento 24 horas, o público-alvo prioritário é formado por gestantes em urgência obstétrica direcionadas pelo programa Rede Cegonha, mas a unidade será considerada também uma maternidade de “portas abertas”, como costumam ser tratadas unidades de saúde que recebem pacientes em situação de emergência, mesmo sem encaminhamento, mas reforçando que a maternidade Paulino Werneck será restrita a questões obstétricas.

Também serão realizadas laqueaduras tubárias das pacientes já em atendimento na unidade ou que façam parte do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e encaminhadas via clínicas da família da Área Programática 3.1 (AP 3.1).

Serão ao todo 24 leitos, entre 16 obstétricos de alojamento conjunto, dois de UTI neonatal, quatro de UCINCo (unidade semi-intensiva destinada a recém-nascidos) e dois de UCINCa-Canguru (onde o bebê, em condições favoráveis de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, permanece com a mãe durante a internação).

Sobre as instalações, haverá dois centros cirúrgicos, consultório de atendimento, duas salas de recuperação pós-anestesia, uma de estabilização, uma sala de acolhimento com classificação de risco (ACCR) e uma sala de apoio à amamentação. Um cartório dentro da unidade vai garantir que as crianças já saiam da maternidade com o primeiro documento. Todo o trabalho será executado por cerca de 400 funcionários, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais etc.

Além da Ilha, outros 13 bairros são abrangidos pela AP 3.1: Ramos, Olaria, Bonsucesso, Maré, Complexo do Alemão, Manguinhos, Parada de Lucas, Cordovil, Brás de Pina, Vigário Geral, Jardim América, Penha e Penha Circular.

“Vamos oferecer um serviço de primeira qualidade, com parto humanizado e seguro desde a portaria, no momento da identificação, até a alta dessa mãe com o bebê em seus braços. Nosso objetivo é fazer com que o nascimento ocorra da maneira mais tranquila possível, por meio de acolhimento e disponibilidade de analgesias com eficácias comprovadas, entre elas bola suíça, aromaterapia, banho de imersão, rebozo, escalda pés, entre outras”, destacou Rosimeri Bruno, diretora do Hospital Maternidade Paulino Werneck, lembrando uma curiosidade da data da inauguração, que coincide com o Dia do Obstetra, comemorado em 12 de abril. A diretora ainda reforçou o caráter emergencial da unidade, uma vez que não vai oferecer atendimentos ambulatoriais.

CEJAM comemora abertura da unidade

“É uma honra para o CEJAM ser parceiro da Prefeitura do Rio de Janeiro em mais esta inauguração. Implantaremos o modelo Maternidade Segura e Humanizada, que representa um marco significativo na promoção da saúde materna e infantil, oferecendo aos moradores da Ilha do Governador um ambiente acolhedor e com profissionais treinados, equipamentos adequados e protocolos de segurança do paciente, garantindo que cada parto seja assistido com o máximo de cuidado e atenção à mãe e seu bebê. Agradecemos a toda equipe CEJAM de implantação e à equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Acreditamos que mais esse serviço contribuirá com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, representando mais um passo importante na melhoria dos índices de saúde materno-infantil”, comemorou João Romano, gerente executivo do CEJAM.

“É uma honra para o CEJAM assumir a tarefa hercúlea de encontrar uma estrutura abandonada e, em poucos meses, conseguir levantar essa maternidade que beneficiará tantas pessoas. Como pediatra, me sinto lisonjeado. Parabéns a toda equipe”, afirmou o Prof. Dr. Mário Santoro Júnior, gerente de Desenvolvimento Institucional do CEJAM.

“Como participante do CEJAM, estando na área da Maternidade Segura e Humanizada, eu reconheço que essa inauguração que realizamos em parceria com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro nos fortalece como empresa e a cada um de nós envolvidos, individualmente. Temos trabalhado intensamente no dia a dia do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e, hoje, se torna realidade a segunda maternidade gerenciada pelo CEJAM no Rio. Temos muito a entregar, porque amamos cuidar da mulher e da criança. Então, o CEJAM está realizado”, emocionou-se Anatália Basile, coordenadora-geral da Maternidade Segura do CEJAM.

“A reabertura do Paulino Werneck como maternidade marca um importante passo na ampliação da oferta de serviços de saúde na rede pública municipal. Nosso compromisso é sempre buscar qualidade e excelência nos atendimentos", destacou Tiago Velloso, diretor-geral da Regional Rio do CEJAM.

“A grande vocação do CEJAM é cuidar do binômio mãe-filho. Quando surgiu a oportunidade de vir para o Paulino Werneck, foi mais uma ‘cereja’ nesse caminho do CEJAM de cuidar das mulheres e dos seus filhos. Viemos com muita honra, querendo o melhor. O Paulino Werneck sempre foi um hospital caro à população da Ilha e fazer parte dessa história de entregar à comunidade um hospital muito querido é simplesmente o apogeu. O

CEJAM está muito feliz em poder seguir com a missão de transformar a vida das pessoas”, finalizou Renato Tardelli Pereira, diretor do Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde (CEGISS) do CEJAM.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!