Aguarde...

29 de Setembro de 2016

Libras auxiliará deficientes auditivos em provas de habilitação

O Brasil possui 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população, segundo o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 48% apresentam deficiência visual, 23% deficiência motora, 16% deficiência auditiva, 9% deficiência mental e 4% deficiência física. Com o aumento da procura por pessoas com deficiência (PcDs) para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Departamento Estadual de Trânstio (Detran-MT) tem realizado mudanças que visam melhorar o relacionamento com essas pessoas. A primeira delas é para as pessoas com deficiência auditiva, que poderão ter autorização para dirigir. O procedimento da abertura do processo de habilitação é o padrão, utilizado por todos os cidadãos. A mudança está na prova teórica, que será feita em libras. Não há restrição quanto ao nível de surdez do candidato, ou seja, aqueles que possuem 100% da deficiência poderão realizar a prova. No início da prova, o vídeo reproduzido para os candidatos terá um tradutor de sinais no canto da tela orientando como o exame deve ser realizado. O candidato PcD terá 1h30 para fazer a avaliação. Depois de aprovado nesta fase, ele estará apto a fazer o teste prático de direção. Este ano, o Detran realizou teste com o sistema pra validar o novo serviço em Cáceres, onde o primeiro candidato surdo apresentou interesse em obter a CNH. O Detran já capacitou 20 servidores com curso básico de tradutor de libras para assistência no atendimento de todos os serviços da autarquia. Até então, oito localidades estão aptas para realizar a prova para PcD’s. São elas: Cuiabá (sede), Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Sorriso.

O serviço de abertura do processo de habilitação para pessoas com deficiência auditiva já está sendo utilizado na sede e nas unidades citadas.

- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/libras-auxiliara-deficientes-auditivos-em-provas-de-habilitacao#sthash.nwdnGuoI.dpuf

Fonte: 24 Horas News

Deficiente Saúdavel Notícias

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

CAIS Clemente Ferreira - Lins

Estrada Lins Guaiçara, Km 4 - s/n, Zona Rural, Lins, 16430-000
(14) 3533 - 1600

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.