Aguarde...

Saúde

Saúde

17 de Abril de 2025

Páscoa econômica: dicas para um almoço festivo sem peso no bolso

Foto: Freepik

Com a Páscoa se aproximando, o planejamento do almoço em família ganha destaque, mas a alta dos preços dos alimentos pode gerar preocupação. Dados de fevereiro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontam que itens tradicionais da época, como bacalhau, azeite e chocolate, estão mais caros em 2025.

Pensando nisso, para auxiliar a celebrar a data sem comprometer o orçamento, Francyne Fernandez, nutricionista da UBS Jardim Caiçara, gerenciada pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, compartilha dicas para economizar e manter uma refeição recheada.

"Antes de tudo, é importante pesquisar preços em diferentes locais, pois podem ter variações relevantes. Atacadistas, mercadões e zonas cerealistas são locais estratégicos nesses períodos do ano”, explica Francyne. “Além disso, a pesquisa ajuda a compreender o quanto será possível gastar para elaborar um menu completo, com prato principal, acompanhamentos, salada e sobremesa".

Uma sugestão é fazer substituições inteligentes, que não vão alterar o resultado, a beleza e o sabor do prato, mas ajudam a reduzir o valor. “Na Páscoa, o bacalhau é a proteína mais usada. Por isso, durante o período, os custos para adquirir esse peixe são elevados. E é fácil replicar as mesmas receitas com pescadas, namorado, merluza, tilápia, dourado ou robalo, que são mais acessíveis e igualmente saborosos”, indica.

Com um prato principal especial, o complemento pode ser o tradicional e barato arroz, ou até mesmo batata, mandioca ou abóbora assados. Além de fáceis de encontrar, as raízes são bem versáteis. Para completar, a especialista recomendainvestir em verduras e legumes da estação, como berinjela e abobrinha. Já para a salada, repolho ou acelga crua são boas opções, pois rendem mais e são mais resistentes para serem reaproveitadas, caso sobrem.

Na hora da sobremesa, frutas in natura ou um sorvete de banana natural, que podem ser incrementados com frutas vermelhas ou cacau em pó.

"É importante planejar a refeição com antecedência para que seja possível buscar alternativas mais em conta e não ficar à mercê de ingredientes especiais, difíceis de encontrar e que, normalmente, compramos por impulso por valores muito elevados”, finaliza a nutricionista.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Saúde

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

CAIS Clemente Ferreira - Lins

Estrada Lins Guaiçara, Km 4 - s/n, Zona Rural, Lins, 16430-000
(14) 3533 - 1600

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.