Aguarde...
14 de Agosto de 2018
O verão é a estação preferida do mosquito aedes aegypti, mas isso não significa que a prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya não deva ser feita no inverno. Pelo contrário: quando a proliferação do mosquito está relativamente mais baixa, os cuidados devem permanecer e até mesmo serem intensificados.
Na última quinta-feira (09/08), a UBS Jardim Aracati promoveu um mutirão de combate à dengue e conscientização da população. “A equipe orientou as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de água em recipientes propícios à criação e proliferação do mosquito. Encontramos alguns focos que imediatamente foram destruídos”, conta o agente comunitário de saúde Ademar Pereira da Silva.
Apesar do frio diminuir a proliferação do mosquito, as doenças transmitidas por ele são uma ameaça o ano inteiro. Assim, além do trabalho realizado diariamente pelos agentes de saúde, de endemias e Agentes de Promoção Ambiental (APA), é imprescindível que cada cidadão atente para as condições de seus imóveis e terrenos baldios, o que pode influir de forma efetiva no combate ao aedes.
O QUE FAZER
A proliferação do mosquito só é possível desde que haja condições de sobrevivência das suas larvas, entre elas a água parada. Portanto, verifique se não há água acumulada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, calhas, jarros de flores, garrafas, entre outros. As caixas d’água, piscinas, tambores e cisternas também são locais propícios para a criação de larvas do mosquito, por isso veja se estão bem vedados.
Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!