O aplicativo gratuito que calcula o tempo estimado para que osà´nibus que fazem linha em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, passarão pela parada mais próxima, lançou uma versão que beneficia deficientes visuais. Ao acionar o (CittaMobi Acessibilidade) no smartphone ou tablet, o passageiro receberá as informações solicitadas por alertas sonoros.
A ferramenta ainda tem outras funções, como dizer ao deficiente visual qual a distância da parada deà´nibus mais próxima e onde ela está localizada. O usuário também pode escolher a opção (bússola) e ser guiado até este local. Durante a espera do transporte público, o passageiro receberá avisos sobre o tempo estimado para sua chegada e de quando oà´nibus estiver parado no ponto. Uma vez que embarcou, o indivíduo pode escolher a parada que irá descer e receber alertas a partir dos três pontos anteriores ao destino.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, o maior benefício do aplicativo é a segurança para o usuário. (Não é sempre que pessoas com deficiência visual estão acompanhadas ou encontram alguém disposta a ajudar. Com o aplicativo, eles têm a segurança que o veículo que está na parada é o dele, além de saber exatamente onde se encontra e o local de desembarque), conclui.
O diretor-presidente da EPTTC também informou que todas as linhas urbanas do município já estão no aplicativo e que as linhas rurais serão incluídas até janeiro de 2016.
Fonte: G1.com