Aguarde...
12 de Abril de 2019
A Organização Mundial da Saúde indica que mais de 2 milhões de famílias brasileiras sejam afetadas pelo autismo atualmente. E, no mundo, 1% da população é acometida pelo transtorno.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) geralmente acarreta déficits sociais e comunicativos, comportamentos repetitivos, interesses restritos, dificuldades na interação social, entre outros sintomas.
Apesar dos avanços na comunidade científica no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da condição, especialistas ainda consideram recente a descoberta sobre o autismo.
Pensando na importância de se abordar o TEA, o tema desta sexta-feira (12/04) da Reunião Científica CEJAM foi ‘Autismo: da Pesquisa à Prática‘, com a palestrante convidada Graciela Pignatari.
Doutora em biologia molecular, Pignatari apresentou panorama geral sobre o transtorno, desde características comuns e prevalência do autismo no Brasil até informações de âmbito técnico, como a relação entre fatores genéticos e o TEA.
Além disso, a palestrante citou evidências científicas que desmitificam a relação entre vacinas e autismo. Pignatari ressaltou que a principal causa do transtorno é genética e, mais raramente, fatores ambientais.
O papel do SUS no diagnóstico precoce e no acolhimento da pessoa com autismo também foi pauta na reunião científica. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores serão a intervenção e os resultados”, comenta a bióloga.
Pediatra presente no encontro apresentou uma crítica a esse acolhimento do Sistema Único de Saúde, geralmente realizado por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Existe a necessidade de haver um lugar específico para acolher crianças com autismo, um lugar que ofereça acompanhamento com pediatra, terapia ocupacional e psicólogo, por exemplo”.
Ao final da reunião, a coordenadora do Programa Parto Seguro, Anatália Basile, agradeceu publicamente a presença de Graciela. “Ter uma pesquisadora como você aqui conosco é muito gratificante. Em nome de todo o CEJAM, parabenizamos seu trabalho e determinação”, disse.
As Reuniões Científicas CEJAM ocorrem mensalmente na sede da Instituição e são voltadas para profissionais de saúde. Acompanhe o próximo encontro!
Fonte: Imprensa, Comunicação e Marketing
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!