A capital do país recebe, neste fim de semana, 11 e 12, a 1ª etapa da Copa Brasil de Ciclismo Paralímpico. Oitenta e cinco atletas vão disputar medalhas nas provas de contrarrelógio e de resistência, marcadas, respectivamente, para sábado e domingo. A largada das duas disputas será às 9h, na altura do estacionamento do estádio Mané Garrincha.
Vice-campeão mundial recentemente, Soelito Gohr, da classe C5 (menor grau de comprometimento), é um dos atletas confirmados na competição. O catarinense conquistou, há menos de duas semanas, a medalha de prata na prova de scratch no Mundial de Pista, na Holanda.
Além desta medalha, Soelito tem outros três títulos mundiais, conquistados no Mundial de Pista do México, no ano passado, e nos Mundiais de Estrada de Bogogno e de Baie-Comeau, realizados, respectivamente, em 2009 e 2010.""""Começamos o ano bem, com a prata na Holanda. Agora, temos de continuar o trabalho. A Copa Brasil será um importante teste para as Copas do Mundo e para a principal meta do ano, que é o Parapan de Toronto, em agosto. A intenção é subir no pódio em todas estas competições"""" , explica o catarinense, que não tem os movimentos do ombro e do cotovelo esquerdos devido a um acidente.
Na prova de contrarrelógio, os atletas largam individualmente a cada um minuto, pedalando contra o tempo. Já na de resistência, todos saem juntos e têm de cumprir o número de voltas no percurso previamente determinado.
Até o fim da temporada, serão realizadas outras três etapas da Copa Brasil de Ciclismo. A próxima será em junho, em Penha, Santa Catarina. Os atletas somam pontos em todas as fases e, após a última, o ciclista que estiver no topo conquista o troféu de grande campeão do ano na modalidade.
No ciclismo paralímpico, os atletas são divididos em três categorias: os com dificuldade de locomoção com prejuízo em algum membro """" - superior ou inferior -, os com deficiência visual (tandem) e os paraplégicos que utilizam uma bicicleta especial impulsionada com as mãos (handbike).
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro