Aguarde...
29 de Julho de 2025
No dia 16/07, o auditório da Coordenação Técnica Administrativa (CTA) do CEJAM, no Capão Redondo, recebeu um importante encontro para apresentação dos resultados das ações do Programa Municipal Cuidando de Todos: DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) – Linha de Cuidado para Pessoas com Hipertensão, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP).
O evento reuniu gerentes, supervisores e colaboradores da CTA; representantes da diretoria executiva da Instituição, gerentes setoriais da zona sul de São Paulo, equipe de Agentes Comunitários de Saúde da UBS Jardim Comercial, além de profissionais das Supervisões Técnicas de M’Boi Mirim e Campo Limpo, da Coordenadora da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), Carla de Brito Pereira, e de membros da Assessoria Técnica da CRS Sul.
Com foco nos territórios do Jardim Ângela e do Capão Redondo, os dados compartilhados — coletados desde 2022 — evidenciam os avanços significativos obtidos, como o perfil dos usuários atendidos, ações de busca ativa, aferição de pressão arterial e análise da fila para cardiologia. Os resultados ressaltam o impacto positivo da iniciativa, potencializado pela atuação integrada entre CEJAM, STSs e parceiros locais.
Idealizado pelo CTA e conduzido pelo supervisor médico Dr. Jônatas de Bem, o encontro também foi um momento de valorização da missão da organização nos territórios de alta vulnerabilidade, destacando o compromisso com a saúde pública de qualidade, inspirado no legado do Dr. Fernando Proença de Gouvêa (in memorian) – um dos membros fundadores do CEJAM.
Acolhimento que reflete em resultados
Entre os dados apresentados, Dr. Jônatas destaca o aumento de, aproximadamente, 50% no número de hipertensos classificados com base no risco (baixo, médio, alto e muito alto) entre 2022 e maio de 2025 – otimizando o acompanhamento desses pacientes e a continuidade do tratamento nos serviços de saúde.
Além disso, de janeiro a maio de 2025, o levantamento aponta que a busca ativa e as iniciativas de conscientização realizadas pelas equipes contribuíram para prevenir a progressão rápida da doença em mais de 42% dos hipertensos identificados.
O médico também ressalta que 91% dos pacientes com hipertensão atendidos no primeiro trimestre deste ano não necessitaram de encaminhamento para outros serviços da rede – evidenciando a efetividade e a importância do trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) em relação à busca ativa, prevenção e promoção junto às comunidades.
“Independentemente do cargo ou função, todos nós atuamos com um único propósito: oferecer uma assistência em saúde de excelência no SUS”, destacou o Dr. Jônatas, ao agradecer a presença de todos e reforçar o papel de encontros como esse no fortalecimento de ações de prevenção e promoção à saúde para a população.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!