Aguarde...
14 de Maio de 2025
Nesta terça-feira (13), o CEJAM promoveu seu 4º Simpósio de Humanização – com o intuito de celebrar as práticas de humanização no cuidado à população e aos profissionais, bem como fortalecer o modelo assistencial institucional, centrado na pessoa, família e comunidade. O evento reuniu colaboradores, gestores, parceiros e autoridades na Casa de Portugal, em São Paulo, com transmissão simultânea via TV CEJAM no YouTube.
Durante a abertura, João Romano, gerente executivo, Dra. Janete Maculevicius, diretora-presidente, e Dr. Renato Tardelli, diretor técnico do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde), reforçaram a importância da atuação dos profissionais – pautada na empatia e no acolhimento.
“No CEJAM, a humanização está entre os nossos pilares estratégicos. Por isso, este tema nos remete a um cuidado digno, solidário e acolhedor, que considera o ser humano em sua integralidade”, lembrou João.
Fernanda Fuscaldi, gerente de Qualidade Institucional, anunciou o lançamento das braçadeiras para a identificação dos líderes de humanização, possibilitando a inclusão de mais profissionais em fortalecimento à iniciativa. “O projeto ‘Líderes de Humanização' celebra nosso pilar estratégico e, hoje, já conta com mais de 750 líderes. São profissionais que iluminam a jornada do paciente nas unidades,” comemorou Fernanda.
A primeira palestra magna do dia, ministrada pela Dra. Carla Ledo – gerente de Qualidade do Hospital Sírio-Libanês e presidente da SOBREXP (Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa), abordou o tema “Comunicação, Humanização e Cuidado Centrado na Pessoa”.
Dra. Carla refletiu sobre as dimensões da Qualidade e, especialmente, sobre a atenção e o respeito às especificidades e necessidades de cada um. De acordo com ela, esse processo envolve a parceria entre profissionais de saúde, pacientes e familiares. “A comunicação é a arte de ser entendido e, para se fazer entender, é preciso conhecer as pessoas, com seus valores, hábitos e culturas diferentes.”
Falando sobre “Felicidade no Trabalho”, Chrystina da Silva Barros, diretora do Hospital Maternidade Paulino Werneck – unidade sob gestão do CEJAM –, ministrou a segunda palestra magna do evento. “A felicidade é uma experiência individual. Somos únicos e, por isso, vivemos sensações diferentes, que dependem do nosso dia e do nosso momento — inclusive no trabalho”.
Chrystina pontuou como questões relacionadas ao bem-estar emocional e físico; autoestima; espiritualidade; e equilíbrio entre vida pessoal e profissional contribuem para o aumento da produtividade, favorecendo um ambiente de trabalho mais saudável.
Mesas-redondas destacam experiências exitosas
A programação trouxe, ainda, importantes contribuições dos profissionais do CEJAM que estiveram presentes nas mesas-redondas. O espaço contribuiu com a ampliação de perspectivas em relação a ações de humanização, dedicadas a pacientes e a colaboradores, desenvolvidas nos serviços de atuação da Instituição.
Apresentando os “Planos Terapêuticos centrados no paciente, família e comunidade”, a mesa reuniu Dr. Celso Vilella Matos, diretor do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos; Dra. Daniele Monteiro, médica responsável técnica da UBS Santa Lúcia; Dra. Anatália Basile, coordenadora-geral da Maternidade Segura Humanizada; e Dr. Jonatas de Bem, supervisor médico da Atenção Primária à Saúde.
Já na mesa “Ações de Humanização e Cuidado com o Colaborador CEJAM”, marcaram presença Patrícia Gaia, gerente da UPA Vera Cruz; Bruna Santana Marçal, gerente da UBS Jardim Paranapanema; Joelma Arnold, fisioterapeuta da UNICA Fisio; e Roselene Maria Martins, gerente em serviço de saúde do Hospital Ouro Verde.
Para encerrar, Fernanda Fuscaldi dedicou o evento aos colaboradores e líderes de humanização, ressaltando o papel de cada um para o sucesso das atividades desempenhadas.
Assista ao evento na íntegra pelo canal TV CEJAM no YouTube.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
CAIS Clemente Ferreira - Lins
Estrada Lins Guaiçara, Km 4 - s/n, Zona Rural,
Lins, 16430-000
(14) 3533 - 1600
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!