Aguarde...

Radar CEJAM

Radar CEJAM

29 de Novembro de 2024

Ciclo de palestras do Hospital Maternidade Paulino Werneck aborda desafios e iniciativas na neonatologia

A prematuridade e os cuidados especiais que envolvem bebês e familiares nessa condição foi o destaque no Ciclo de Palestras sobre Neonatologia, promovido pelo Hospital Maternidade Paulino Werneck, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro, no dia 25/11, marcando a programação do Novembro Roxo na unidade.

O encontro abordou os desafios e as iniciativas na Neonatologia do HMPW na rotina da equipe multiprofissional na UTI Neonatal, ao conciliar cuidados clínicos aos prematuros com o acolhimento e capacitação de suas famílias, preparando-as para cuidar de seus pequenos mesmo após a alta hospitalar.

Desde sua inauguração, em abril de 2024, o HMPW atendeu 15 prematuros, sendo três em condições extremas. “Prematuro não é apenas uma criança pequena. É um bebê que nasceu antes do tempo, com órgãos ainda em formação, e que exige um cuidado especializado e diferenciado”, explicou o coordenador médico da Neonatal, José Alberto Vieira.

“O empoderamento das famílias é essencial para que elas possam cuidar de seus bebês após a alta. Nosso trabalho é manter o cuidado além das paredes do hospital, encorajando vizinhos, amigos e familiares a darem suporte.”, destacou a médica Rosimeri Bruno, diretora do HMPW.

Entre os assuntos tratados nas palestras estão práticas como o mínimo manuseio, que reduz ao máximo os estímulos e promove a adaptação do bebê à vida extrauterina; o Método Canguru, que reforça o vínculo pele a pele; o papel do psicossocial no suporte às famílias; e a importância do aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar.

Na troca de experiências, mães de bebês prematuros, nascidos no Paulino Werneck, puderam compartilhar relatos de superação e carinho, destacando o cuidado humanizado na Neonatologia.

Graziela Abdalla, enfermeira e gerente assistencial do hospital destaca o trabalho em equipe: “Cada colaborador que contribui, direta ou indiretamente, é parte na conquista dos bons resultados que hoje comemoramos. São verdadeiras joias.”

O evento contou com a presença das equipes de diversos setores da maternidade, acadêmicos e do coordenador geral de Saúde da Área Programática 3.1 da SMS Rio, Waldyr Gomes Pires.

Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento

Maternidade Segura Atenção Hospitalar Atenção Terciária Hospital Maternidade Paulino Werneck AH Hospital Municipal Hospital Maternidade Parto Seguro Maternidade

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.