Aguarde...
07 de Maio de 2018
O Abraço Guarapiranga é manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo e, também, um ato de denúncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais.
Em sua 13ª edição, no dia 27 de maio, o Abraço pretende mobilizar e alertar cidadãos, empresas e governantes nas esferas nacional, estadual e municipal para a urgência em construirmos uma nova cultura de cuidado com a água.
Recentemente, São Paulo viveu uma grave crise no abastecimento de água. Torneiras secas viraram rotina para a população que, em legítima defesa, muitas vezes armazenou água inadequadamente, potencializando os casos de dengue, zica, chikungunya e outras doenças.
A crise simplesmente foi negada pelos governos que se apressaram em anunciar obras que reforçam a velha prática de buscar água cada vez mais longe das cidades, encarecendo o fornecimento. Enquanto isso, atitudes concretas de redução das perdas por vazamentos e providências para o consumo consciente, permanecem como mera expectativa.
A coleta e o tratamento de esgotos pouco têm avançado. E as represas Guarapiranga e Billings continuam sendo poluídas com grande carga de dejetos.
As áreas verdes, que são essenciais para a proteção dos mananciais e para a produção de água, sofrem com a devastação indiscriminada, as pressões e ameaças da especulação imobiliária, dos grandes empreendimentos e pelas ocupações desordenadas. Enquanto isso, o sistema de fiscalização e punição continuam frágeis.
Por outro lado, no Brasil, os eventos extremos causados pelas chamadas mudanças climáticas, em sua maioria estão diretamente relacionados à água. Tanto as secas como as enchentes devem se tornar mais frequentes e duradouras provocando graves perdas para todos.
O Abraço Guarapiranga 2018 elegeu como tema “Por novas atitudes de cuidado com a água. Basta de degradação”. Nada justifica que diante de tantos problemas, a sua, a minha, a nossa água permaneça com tamanho descuido: basta de poluição e destruição dos mananciais!
O acesso à água, ao saneamento e à saúde são direitos humanos fundamentais. Vamos juntos lutar para que eles sejam atendidos.
Convide os amigos e venha para o Abraço Guarapiranga
Dia 27 de maio - domingo veja a programação a seguir
PROGRAMAÇÃO
• Jardim Ângela | M'Boi Mirim
8h - Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Bairro Riviera - Ponto Final do ônibus - Estrada do Riviera
9h30 - Celebração de Missa Campal no ponto Final do Ônibus Riviera
11h30 - Plantio de mudas;
12h - Abraço simbólico à Guarapiranga;
• Parque da Barragem
A partir das 9h30:
- Oficinas de sustentabilidade, atividades ambientais, exposições;
- Tenda dos produtores orgânicos de Parelheiros e de ONGs;
- Local para piquenique;
9h – Saída do Pedal do Abraço da Praça do Ciclista em direção ao Pq. da Barragem - chegada prevista às 11h;
10h – Shows e atividades culturais;
11h – Plantio simbólico de mudas
12h – Arrastão para o Abraço à Guarapiranga.
CONVIDE SEUS AMIGOS, COMPARTILHE E PARTICIPE!
Fonte: www.abracoguarapiranga.org.br/abraco-2016
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!