Aguarde...

13 de Setembro de 2017

Cresce o número de cartões para deficientes emitidos em São Paulo

Desde que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a fiscalizar os veículos que estacionam em vagas exclusivas para deficientes físicos e idosos em locais privados na cidade de São Paulo, cresceu 333% o número de cartões especiais emitidos diariamente pela Prefeitura. Antes eram emitidos por dia 300 cartões, já agora são 1.300. A fiscalização, que teve início em 1º de setembro, é válida para shoppings centers, bancos e supermercados. Desde então, só se é permitido estacionar nesses locais com o uso do cartão de identificação para vagas especiais. (As pessoas têm direito a esse cartão desde 2008, mas nesses 9 anos foram emitidos apenas 600 mil cartões para idosos e deficientes. Sendo que a estimativa é que mais 1,5 milhão de pessoas tenham direito de emissão), afirmou Edson Caram, diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), órgão da Prefeitura responsável pela emissão dos cartões.

Para conseguir atender o grande número de pedidos, o DSV afirma que criou uma força-tarefa para agilizar a emissão dos cartões. Balanço parcial do DSV indica que até o dia 8 de setembro foram aplicadas 180 multas em toda a cidade, um média de 22 autuações por dia. Atualmente, mesmo quem tem direito a parar nas vagas especiais, mas não possui o cartão, está sendo multado. (A lei é igual para todo mundo, mesmo o idoso ou deficiente que não tem o cartão está sendo autuado), disse Caram. Todos os cartões de estacionamento para idoso vencidos ou que irão vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 também foram renovados automaticamente pelo DSV até 2018. A medida ocorreu após a publicação de uma portaria no Diário Oficial desta terça-feira (12). Emissão A sede do DSV em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, não irá emitir mais o cartão presencialmente a partir desta quarta (13) e a documentação será emitida posteriormente pelos Correios, sem custos ao solicitante. De acordo com o órgão de trânsito, o objetivo é agilizar o atendimento, já que com a alta procura as pessoas estão esperando muito tempo pela emissão. Antes do início da fiscalização, o motorista esperava apenas 15 minutos pela emissão do cartão. Com a nova regra em espaços privados, o tempo de espera aumentou para 2 horas.

O pedido do cartão pode ser realizado pela internet, no site da Secretaria Municipal dos Transportes, ou pelos Correios pela Caixa Postal 11.400 ""“ CEP 05422-970.

Os cartões de estacionamento para idoso são enviados por correio à casa do solicitante em uma média de 15 dias. No caso do cartão do deficiente, o prazo é de 45 dias, pois é necessária uma análise do laudo médico apresentado por quem solicitou

Fonte: g1

Deficiente Saúdavel Notícias

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.