Aguarde...
12 de Setembro de 2017
De acordo com a investigadora - que comparou as condições nalguns museus portugueses com museus de outros países, como Espanha, Reino Unido e Estados Unidos - outro grande entrave do acesso de deficientes aos museus do país é o preconceito na sociedade.
(Há uma certa atitude da sociedade em geral, um certo preconceito, que impede uma maior abertura do acesso de deficientes aos museus, locais especialmente focados na imagem e leitura), lamentou, acrescentando, que face à deficiência, a sociedade coloca logo de parte a possibilidade das visitas.
Sustentando que os museus (têm um papel essencial no desenvolvimento da inclusão, devem garantir o acesso físico, informativo e educativo) às suas programações, através de boas práticas, e maior investimento nos serviços educativos em particular para o acesso a pessoas com deficiência.
No seu trabalho, Patrícia Roque Martins, apoiada por instituições da área, desenvolveu três estudos de caso, no Museu Calouste Gulbenkian - Coleção Fundador e Coleção Moderna, com grupos de pessoas com deficiência intelectual, pessoas com deficiência visual, e pessoas da comunidade surda.
O objetivo era proporcionar uma experiência no museu, recolher comentários e, a partir deles, tentar perceber como se poderia melhorar a relação entre os museus e estes grupos.
Questionada sobre a situação dos museus do país nesta área, a autora indicou que (há muita falta de recursos, mas a situação também tem vindo a melhorar, nos últimos anos, nalguns casos).
Destacou como museus de boas práticas, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional do Azulejo, e a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, em Lisboa, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, e o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra.
Fonte: DN
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!