E falta apenas uma semana para que o maior pré-carnaval do mundo, o Corso de Teresina, passe pela Avenida Raul Lopes, zona leste da capital. O desfile está agendado para exatos 7 de fevereiro e será garantia de foliões fantasiados, caminhões temáticos, muita música e animação. Com tudo isso, ninguém pode ficar fora dessa, inclusive pessoas com deficiência, que muitas vezes, deixam de se participar de grandes eventos pela impossibilidade de locomoção.
Para facilitar o acesso de um maior número de pessoas com deficiência nesta edição do Corso, que a Prefeitura de Teresina, a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (CONADE-TE) decidiram disponibilizar um caminhão de tema (Heróis da Superação), de uso exclusivo e equipado com rampas de acesso para melhorar a locomoção destes foliões, que deverá, pela primeira vez, abrir alas no desfile.
Antenilton Marques, presidente do Conade/TE, garante que a organização do Corso está preocupada com a acessibilidade a todos os foliões que pretendem se fazer presente, inclusive pessoas com algum tipo de deficiência.
(Nós esperamos obter o mesmo sucesso do ano passado, com muita alegria e responsabilidade. Essa é uma festa da inclusão, ninguém pode ficar excluso de participar do Corso de Teresina. Então é importante a gente trabalhar nisso, em promover a inclusão dessas pessoas, assim elas podem ver que há quem se preocupem com elas, e que não estão sozinhas), afirmou o presidente do Conade/TE. Camarote da acessibilidade terá 120 vagas e elegerá padrinho O Corso de Teresina, nesta edição, tem demonstrado uma maior preocupação tanto com o meio ambiente, quanto a acessibilidade a todos os foliões, principalmente, de pessoas com deficiência. Além do caminhão de uso exclusivo, que abrirá o desfile, e também será montado um camarote com uma estrutura de maior acessibilidade.
Fonte: G1.com