Aguarde...
14 de Abril de 2025
Celebrado em todo o mundo no dia 13 de abril, o Dia Mundial do Beijo representa muito romantismo, paixão e afeto. Mas além disso, o ato carrega também diversos benefícios para a saúde, principalmente mental, uma vez que estimula o cérebro. É o que explica Ligia Kaori Matsumoto, psicóloga do Hospital Dia M’Boi Mirim I, gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Do ponto de vista psicológico, o beijo enquanto gesto carrega diversos símbolos culturais, valores e tabus. “É um cumprimento, uma expressão de afeto, de carinho, um ato religioso ou uma demonstração de poder. Também pode ser uma forma de expressão de intimidade, que reforça o papel de laços emocionais e vínculos sociais”, aponta a especialista.
Durante o beijo, o cérebro ativa a liberação de hormônios e neurotransmissores que promovem a sensação de prazer e bem-estar, o que afeta o humor e ainda contribui para a diminuição do estresse e até mesmo a ansiedade. “Algumas áreas do nosso cérebro e do corpo liberam dopamina, que gera a sensação de bem-estar. Além da ocitocina, que é conhecido como “hormônio do amor”, e a serotonina, que acalma e traz a sensação de relaxamento. Além disso, temos um hormônio chamado cortisol, que está relacionado ao estresse, que diminui durante o beijo”, conta Ligia.
O beijo também é importante na construção e manutenção de relacionamentos, pois tem a simbologia de expressar sentimentos. Segundo a psicóloga, “em um relacionamento, o beijo é considerado uma das formas não verbais de comunicação dos sentimentos, o que aumenta a intimidade ao criar momentos de proximidade física, prazer e vínculo afetivo”.
Embora o beijo seja um gesto universal, suas formas e significados variam de forma considerável entre culturas. “Em algumas, o beijo é uma expressão pública de afeto, enquanto em outras é mais restrito ou formal. No contexto da cultura brasileira, o beijo na testa simboliza carinho, cuidado, proteção e algo não romântico. O beijo no rosto significa uma saudação, amizade e respeito. Já o beijo na boca, está associado ao desejo, à conexão emocional e à intimidade sexual, geralmente associado a relacionamentos, mas também podendo ser um gesto espontâneo e livre”, explica a especialista.
Para aproveitar ao máximo os benefícios psicológicos, físicos e emocionais relacionados ao ato de beijar, a psicóloga aconselha: “Se consentido e condizente com a cultura, vale aproveitar o momento de carinho. O beijo pode ser uma ferramenta poderosa para fortalecer laços, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional quando é oferecido com sinceridade e cuidado”.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
CAIS Clemente Ferreira - Lins
Estrada Lins Guaiçara, Km 4 - s/n, Zona Rural,
Lins, 16430-000
(14) 3533 - 1600
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!