Aguarde...

16 de Janeiro de 2017

Especialista fala sobre saliva artificial para técnicos da ESF na UBS Parque Novo Santo Amaro

A saliva desempenha um importante papel na manutenção da saúde bucal. Porém, algumas pessoas podem ter pouquíssima produção de saliva ou mesmo não produzirem o fluido. Nestes casos, é necessária a utilização da saliva artificial, que funciona como substituto da saliva e é indicada justamente para pessoas que apresentam estes sintomas.

Para falar mais sobre o tema, o Dr. Jorge José da Silva, dentista da UBS Parque Novo Santo Amaro, apresentou na última semana uma aula aos técnicos da Estratégia Saúde da Família, discorrendo sobre as diferenças entre xerostomia (boca seca) e hipossalivação, respectivas causas e consequências, além de tratamentos e forma de uso da saliva artificial.

“A baixa produção de saliva pode ser provocada por causas diretas, como estresse, Síndrome de Sjögren, diabetes, radioterapia, quimioterapia, medicações de uso contínuo e também por causas indiretas, como respiração bucal, ronco, fala em excesso e desidratação”, explica Dr. Jorge.

Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), ela ajuda a combater o mau hálito e é uma ferramenta importante na defesa contra bactérias, auxilia na mastigação, na digestão de alimentos, entre outras funções.

A falta ou a diminuição salivar é detectada por um exame chamado sialometria, que mede se a quantidade de saliva está abaixo do normal. Dentre os sintomas provocados estão a halitose (mau hálito), doenças da gengiva, disgeusia (alteração do paladar), dificuldades para falar, mastigar, engolir, cárie e erosão dental, candidíase bucal, lábios ressecados e rachados, língua ressecada e áspera, dificuldade no uso de próteses, aumento da vulnerabilidade às infecções bucais.

“A saliva artificial pode ser solicitada nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). No mercado, ela é encontrada na forma de gel, spray, colutório e drágea. Não há um produto específico para cada caso, mas sim protocolos de uso diferentes para alguns casos”, afirma o dentista.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.