Aguarde...
07 de Janeiro de 2019
Cursando o último semestre do curso de medicina na Faculdade São Camilo, Suemy Matos, 25, terá agora a oportunidade que não teve no local em que estuda: vivenciar de perto a rotina de médicos em unidades básicas de saúde com a Estratégia Saúde da Família (ESF). Junto com mais 10 estudantes de medicina, ela integra agora o Programa de Estágio em Atenção Básica à Saúde, oferecido pelo CEJAM.
“Com esse estágio, espero aprender mais sobre a atenção básica à saúde, porque na faculdade a gente acaba ‘pecando’ muito nesse sentido. Falta uma vivência que, com essa oportunidade, vou poder suprir e me tornar uma profissional melhor”, conta Suemy, que realizará o estágio na UBS Jd. Comercial, no subdistrito do Capão Redondo.
O programa de estágio tem o modelo de “internato” e dura 38 dias, nos quais os estudantes atuam em unidades de saúde por 40 horas semanais, sempre com a supervisão de um médico especialista. Nesta segunda-feira (07/01), foi realizada a integração com os 11 participantes na sede do CEJAM, marcando o início dessa edição.
“Nossa expectativa com esse programa de internato é que os alunos tenham contato com o dia a dia do trabalho dos médicos dentro das UBSs, para que eles se preparem cada vez mais e estejam prontos para atuar nas unidades do SUS de atenção básica à saúde”, comenta Pedro Luiz S., médico RT do CEJAM e um dos organizadores do programa de estágio.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Estratégia Saúde da Família (ESF) busca “promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco”, por meio da aproximação com o paciente e do acompanhamento periódico com o mesmo.
Apesar de apenas 2% dos médicos brasileiros possuírem especialidade em medicina da família, o modelo vem ganhando mais espaço a cada dia, tanto na rede pública de saúde quanto na particular, que começa a investir gradualmente nesse tipo de estratégia. A ESF promove a prevenção de diversas doenças e resulta em diminuição de custos ao sistema de saúde como um todo e, ainda de acordo com a SMS, pode resolver até 80% dos problemas de saúde da população local.
Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!