No último sábado, 16, foi encerrado em Guaratuba (PR), o Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas """" - 1ª e 2ª Divisão. A Associação de Esportes e Cultura Superação Gigantes (SP), os Gigantes de Campinas, sagrou-se campeã da 1ª Divisão, vencendo a equipe Gladiadores Curitiba Quad Rugby (PR), por 52 a 50. O terceiro lugar ficou para o Minas Quad Rugby, em quarto a equipe Adeacamp, seguidos pelas equipes BSB Rugby do Distrito Federal e Irefes do Espírito Santo.
Na segunda divisão do brasileiro, a equipe Santer Rugby (RJ) conquistou o título vencendo a equipe dos Titans Colombo Quad Rugby, por 52 a 30, garantindo o direito de jogar na primeira divisão do brasileiro em 2016. A terceira colocação ficou com a equipe do Cefete, do Distrito Federal.
A competição foi organizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), entidade máxima da modalidade no país, filiada ao CPB e a International Wheelchair Rugby Federation (IWRF). As disputas foram realizadas no Ginásio de Esportes José Richa, com o apoio da Caixa Loterias e Ministério do Esporte, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Prefeitura Municipal de Guaratuba.
O evento reuniu cerca de 110 atletas de seis estados brasileiros """" - Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal """" - de nove clubes diferentes. Envolvendo também equipes de classificação funcional, arbitragem, saúde e administração geral da competição.
Luiz Claudio Pereira, presidente da ABRC, ressaltou a importância da competição.""""O Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas é para nós muito importante e têm muito significado, pois vimos grandes equipes disputando ponto a ponto, gol a gol. Todas são vencedoras e a equipe Gigantes mostrou sua força conquistando o bicampeonato em um jogo emocionante e muito disputado. Gostaria ainda de parabenizar todos os demais membros da organização """" - pessoal de saúde, classificação funcional e arbitragem -, que vem trabalhando e classificando novos atletas, revelando cada dia mais talentos. Isso mostra que o alto rendimento está num bom comando, formando novas equipes e atletas para representar o nosso país no futuro, fomentando a renovação"""" , declarou.
Confira os destaques do campeonato:
1ª Divisão
Melhor Atacante: Alexandre Giuriato """" - Gigantes (SP)
Melhor Defesa: Gilson Wirzma Jr """" - Gladiadores (PR)
Artilheiro: Moisés Batista (146 gols) """" - Gladiadores (PR)
Revelação: Mariana Costa """" - Adeacamp (SP)
2ª Divisão
Melhor Atacante: Osvaldo Klehm """" - Titans (PR)
Melhor Defesa: André Castro """" - Santer (RJ)
Artilheiro: Julio Cezar (114) """" - Santer (RJ)
Revelação: Julio Cezar- Santer (RJ)
Convocação
Durante a competição, a Comissão Técnica da ABRC anunciou os 12 atletas e demais membros da Seleção Brasileira que irão disputar o Amsterdã Quad Rugby Tournament, de 7 a 14 de junho. Os convocados foram Alexandre Giuriato e Bruno Damaceno, da equipe Gigantes; Luis Cavalli, Lucas França e Alexandre Taniguchi, da Adeacamp; Moisés Batista, Gilson Junior, José Raul e Rafael Hoffmann, dos Gladiadores (PR); José Higino, da equipe BSB (DF); e Guilherme Camargo e Davi Rodrigues, da equipe Minas Quad (MG).
* Com informações da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC).
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro