O Regional Centro-Norte de goalball teve fim neste domingo, 3, no Ginásio de Esportes Moreninho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na categoria masculina, a UNIACE-DF conquistou o título, e na feminina, a AMC-MT.
Com uma equipe repleta de craques, entre eles Leomon Moreno, artilheiro do último Mundial da modalidade, com 51 gols, e o seu irmão, Leandro Moreno, a UNIACE-DF não deu chances para o ICEMAT-MT. Com apenas 2 minutos de jogo, o placar já marcava 6 a 0 para a equipe do Distrito Federal. Vale destacar a garra dos mato-grossenses, que não baixaram a cabeça e lutaram bastante. No fim, prevaleceu a diferença técnica entre as equipes, e o jogo terminou 10 a 0 para os atuais tricampeões.
Na final feminina, as meninas da UNIACE-DF não tiveram a mesma sorte que os homens. Os fortes e precisos arremessos de Claudia, aliados com a defesa fechada, fizeram da AMC-MT uma equipe praticamente imbatível. As cuiabanas dominaram a partida durante todo o tempo, e a vitória veio com o placar elástico de 10 a 2.
Além das finais, ocorrem, também, as disputas pelo bronze de cada categoria. O ISMAC-MS esteve presente nas duas partidas. No primeiro confronto, pela categoria feminina, a associação pôde comemorar o fato de subir no pódio dentro de casa, ao vencer o ICEMAT-MT por 9 a 3. Já no duelo masculino, a medalha ficou com a ABDV-DF, que fez 14 a 4.
A disputa do terceiro lugar masculino serviu também para Elinaldo Paiva, o Bigú, assumir o topo da artilharia, com 37 gols marcados. Com o mesmo número de bolas na rede, a ala direita Cláudia Amorim faturou o prêmio entre as mulheres.
Mesmo sem o título da competição, os vice-campeões se juntaram aos campeões, e comemoraram a vaga para a Copa CAIXA Loterias de Goalball 2015, que será realizada em Curitiba, Paraná, de 30 de setembro a 4 de outubro.
O Regional Centro-Norte de Goalball 2015 foi uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e do ISMAC-MS.
Com informações da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro