Aguarde...
17 de Maio de 2017
Mostrar que é possível combinar qualidade, sabor e saúde é um dos objetivos das oficinas de Alimentação Saudável da UBS Jardim Lídia. Uma vez por mês, usuários e colaboradores da Unidade se reúnem para aprender sobre educação alimentar e conhecer receitas simples, de baixo custo e de alto valor nutritivo.
Na última segunda-feira (15/05), cerca de 25 pessoas participaram de mais um encontro que teve como tema a batata doce, um alimento rico em vitaminas A e C, Complexo B e cálcio. A nutricionista Raira da Silva Oliveira Santos falou sobre as propriedades nutricionais e dos benefícios da batata-doce para a saúde. “Ela é um carboidrato complexo e tem uma excelente capacidade para fornecer energia ao organismo sem elevar o nível de açúcar no sangue”, explica.
A nutricionista apresentou também como deve ser o prato ideal e a necessidade de se manter uma alimentação regular e equilibrada. “Não devemos pular nenhuma refeição ao longo do dia. Muitas pessoas deixam de tomar o café da manhã, o que é um problema. O corpo precisa de combustível após o período de sono”, diz.
A agente de promoção ambiental Soraia Nascimento Silva falou sobre o plantio, o cultivo da batata doce e alertou: “É comum algumas pessoas consumirem a batata-doce quando ela está brotando raiz. Quando estiver assim, o alimento não deve ser comprado muito menos consumido, pois está em fase de germinação e, durante este período, são liberadas algumas toxinas que podem fazer mal ao organismo”.
Em seguida, os participantes puderam saborear algumas receitas como patê, purê e pudim feitos a partir da batata doce. “Devemos olhar para os alimentos e usar a criatividade. Além dessas receitas, podemos fazer outras como bolo, escondidinho, etc”, afirma Soraia.
ENCONTROS
O grupo de alimentação saudável da UBS Jardim Lídia começou há mais de 1 ano e meio e vem promovendo encontros mensais com usuários e moradores da região que buscam mais qualidade de vida. Além de apresentar novas receitas, são ministradas oficinas voltadas para a melhoria e prevenção de doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão.
Ao término de cada encontro, os participantes conversam no consultório com a nutricionista para falar sobre suas necessidades nutricionais, dificuldades, etc. “O grupo vem crescendo a cada mês e já tivemos casos de pessoas que mudaram de vida após participarem das oficinas. Usuários que emagreceram 20kg outros 30kg, eram pré-diabéticos e hoje não são mais, enfim, são várias mudanças que superam o que desejamos”, comemora Raira.
Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!