Aguarde...
15 de Março de 2017
A prática de atividade física regular, somada à uma alimentação saudável, são fundamentais para diminuir as chances de se desenvolver doenças e ter uma vida com mais qualidade durante o processo de envelhecimento. Como forma de incentivar a prática, a UBS Jardim Germânia, na zona sul, trabalha com dois grupos que reúnem os idosos atendidos pela Unidade.
Às terças-feiras, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta pela fisioterapeuta Sthefanie Rampini, educadora física Karol Adorno, fonoaudióloga Camila Maximino e auxiliar de enfermagem Diana Nunes se deslocam até um condomínio próximo à Unidade e realizam um encontro com foco na atividade física, fortalecimento, equilíbrio e percepção corporal, melhorando na qualidade de vida e impactando diretamente no cotidiano dos idosos.
“O grupo começou em uma igreja próximo à Unidade, porém nós percebemos que a maioria dos idosos se concentravam aqui no condomínio Cruzeiro do Sul e muitos tinham dificuldade de chegar ao local. Então, tivemos a ideia de agrupar todo mundo aqui mesmo”, conta a enfermeira Luíta Mara.
A agente comunitária de saúde Vilma acompanha o grupo desde o início das atividades, em 2005. “Para mim é muito importante pois eles confiam na gente. Eles assimilam bem as nossas orientações, gostam de conversar e se sentem acolhidos quando vamos na casa deles. Eles confiam muito em nós e nos consideram como a família deles. Isso é super gratificante”, diz.
GRUPO IDADE ATIVA
A UBS Jardim Germânia também criou, em setembro do ano passado, o grupo Idade Ativa. Todas as quintas-feiras, às 9h15, a fonoaudióloga Camila Maximino e a terapeuta ocupacional Priscila Shimazaki reúnem os idosos e promovem diversas atividades com foco na estimulação cognitiva, memória, socialização, bem-estar, buscando uma melhoria da qualidade de vida e saúde dos usuários.
Com tarefas do cotidiano, exercícios, artesanato e jogos interativos, o grupo tem sido elogiado pelos participantes. “É uma distração para mim. A convivência é muito gostosa e eu consigo sair um pouco das atividades de cuidados da casa que são tão cansativas”, conta Zenilda Maria de Oliveira Santos, de 79 anos. Para a dona Dirce Fernandes, 66, “o grupo me distrai, gosta muito da convivência e das atividades de estimulação de memória. Elas têm me ajudado no dia a dia”.
Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!