Curitiba (PR) será sede a partir desta sexta-feira, 10, até domingo, 12, da I Copa Brasil de Tiro Esportivo. Essa será a primeira das três competições nacionais da modalidade numa temporada que é fundamental para o processo de qualificação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Ao todo, 63 atiradores brasileiros disputarão o evento no estande de tiro montado no Santa Mônica Clube de Campo. Entre eles estão os atletas que compõem a Seleção para esta temporada: Débora Campos, Geraldo Von Rosenthal, Ricardo Augusto Gomes, Wátachos Arrivabene, Alexandre Galgani, Carlos Garletti, Helcio Perilo e Sérgio Vida, o único curitibano no grupo de oito atiradores da equipe nacional.
Por ser o país-sede dos Jogos Paralímpicos, o Brasil tem direito a três vagas diretas na Rio-2016: uma no feminino e duas no masculino. A vaga entre as mulheres, contudo, já foi conseguida de maneira direta após a performance de Débora Campos no Mundial de Tiro Esportivo do ano passado, em Suhl, Alemanha.
Os homens ainda terão três chances de obter vaga diretamente na Paralimpíada. Em julho, a Copa do Mundo de Osijek, Croácia, será classificatória aos Jogos. Da mesma maneira, as Copas do Mundo de Sydney, Austrália, em setembro, e de Fort Benning, Estados Unidos, em novembro, distribuirão as vagas que ainda restam para a Rio-2016.
""""Esta competição será o nosso primeiro parâmetro do ano para avaliar o desempenho dos atletas. Nosso objetivo também é propiciar a chance de competir para os novos valores do nosso desporto. Em um primeiro momento, nós esperamos que nossos atletas alcancem os melhores resultados nas Copas do Mundo, no segundo semestre"""" , avaliou Felipe Dias, supervisor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.
O calendário nacional de 2015 terá ainda a segunda edição da Copa Brasil, de 25 a 28 de junho, em Brasília, e o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 22 a 25 de outubro.
O tiro esportivo paralímpico é disputado por atletas divididos em três classes. As divisões SH1 e SH2 são dedicadas a amputados, paraplégicos, tetraplégicos e pessoas com deficiências motoras. Na SH1, não há necessidade de apoiar a arma, o que ocorre na SH2. Por fim, a SH3 é destinada a atiradores com deficiências visuais.
Serviço:
I Copa Brasil de Tiro Esportivo
Data: 10 a 12 de abril
Local: Santa Mônica Clube de Campo (Rodovia Régis Bittencourt, km 6, Colombo (PR)
Horários: 8h30 às 17h30 (sexta-feira e sábado) e 8h30 às 13h (domingo)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro