São Paulo recebe a II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas a partir desta sexta-feira, 4, no Centro de Treinamento Paralímpico. A competição reunirá cerca de 40 atletas e marca um ponto importante na preparação da equipe rumo ao Mundial da modalidade, em novembro, em Roma.
O coordenador técnico Valber Lázaro Nazareth e o técnico Ivan Schwantes acompanharão todos os jogos e considerarão as performances mais marcantes para efeitos de convocação da Seleção nacional que irá à capital italiana no final do ano.
Alex de Souza, esgrimista desde 2010 depois de passar pelo atletismo, vai tentar em casa o bicampeonato na Copa Brasil. (Meu melhor rendimento é no sabre, mas também conquistei um ouro no florete na I Copa Brasil e quero repetir o feito. Tenho treinado intensamente, estou muito focado e quero melhorar cada vez mais para estar entre os convocados da equipe brasileira no Mundial de Roma), comentou. O esgrimista nasceu com má-formação congênita nas extremidades dos membros.
Na I Copa Brasil, em abril, Alex ainda compôs o time paulista que conquistou a prata por equipes. O ouro ficou com os paranaenses, que venceram por 45 a 21. O grupo do sul era formado por Jovane Guissone, Moacir Ribeiro, Sandro Colaço e Rodrigo Massarutt.
Esta será a última oportunidade da comissão técnica da Seleção para avaliar os atletas em um evento no país. O calendário reserva-lhes somente a participação na etapa da Copa do Mundo de Atlanta (EUA), no início de setembro. O Campeonato Brasileiro ocorrerá no final de novembro, após o término do Mundial em Roma.
O final de semana também contará com atletas de outras três modalidades em ação no CT Paralímpico. A partir desta sexta-feira, 4, iniciam-se as disputas do halterofilismo, válidas pela segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Atletismo e natação também serão realizadas no sábado, 5, e domingo, 6. Aproximadamente 600 atletas paralímpicos disputarão as duas competições em São Paulo nos próximos dias.
Programação II Copa Brasil de Esgrima em CR
Sexta-feira, 4 (9h às 17h)
Florete masculino (categorias A e C) e Florete feminino (categorias A e B)
Espada masculino (B) e espada feminino (C)
Sabre masculino e feminino (A)
Sábado, 5 (9h às 17h)
Espada masculino (A e C)
Florete feminino (A e C)
Florete masculino (B)
Sabre masculino e feminino (B)
Domingo, 6 (8h às 12h)
Equipes masculino e feminino sabre (C)
Local: CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5), São Paulo
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro