Aguarde...

25 de Abril de 2019

III Encontro PAVS reúne iniciativas sustentáveis em São Paulo; confira a cobertura do evento!

O CEU Vila do Sol, na região do Jardim Ângela, em São Paulo, foi palco de diversas iniciativas sustentáveis expostas entre os dias 24 e 25 de abril no III Encontro PAVS.

O Encontro PAVS tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade local quanto a importância da promoção de ambientes verdes e saudáveis e qualificar os profissionais de saúde para a disseminação de ações e hábitos sustentáveis, enaltecendo conceitos e práticas da Promoção de Saúde.

Para isso, 30 unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM reuniram projetos exitosos que se enquadram em algum dos eixos temáticos de atuação do PAVS: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; horta e alimentação saudável; A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública); revitalização de espaços públicos; cultura e comunicação.

"A proposta do III Encontro PAVS - Compartilhando Práticas e Vivências foi de levar as boas ideias e ações que as unidades realizam ao conhecimento da comunidade e das demais unidades, para que, dessa forma, o conhecimento e as experiências sejam partilhadas", declara Débora Araújo, gestora local do PAVS CEJAM. 

Com cerca de mil participantes em dois dias, o evento foi marcado por muita alegria, trabalho em equipe e projetos baseados no tripé da sustentabilidade, ou seja, economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.

O projeto ReVIDAlização, por exemplo, promovido pelo Time CEJAM da UBS Paranapanema, apresentou seu grupo de coral formado por agentes comunitários de saúde e agentes de promoção ambiental, que espalharam sorrisos pelo local com canções populares da música brasileira.

A unidade também expôs produtos de artesanato reciclado, como porta-retratos feitos de papelão, vasos de flores feitos a partir de caixas de leite, entre outros. Além disso, exemplos de hortas de baixo custo, com bases de garrafas pet ou pneus, também estavam disponíveis, junto com amostras de temperos naturais e saudáveis.  

Já o CAPS AD III Jardim Ângela marcou presença no encontro com a brincadeira de “pescaria”, em que cada participante era desafiado a “pescar” um peixe de plástico e, caso tivesse êxito, ganhava um brinde.

A brincadeira não foi à toa: enquanto brincavam, os participantes recebiam informações a respeito do grupo de pescaria promovido pela unidade para usuários de álcool. “Pescar estimula a coordenação motora, a memória, a concentração, a paciência e o empoderamento desses pacientes”, explica Aldiralice, terapeuta ocupacional que coordena o grupo. A pesca é esportiva; ou seja, após captura, os peixes são devolvidos à água.

A unidade expôs, além disso, plantas medicinais que simbolizam as oficinas de horta terapia promovidas para pacientes. “A proposta da horta é auxiliar no avanço da terapia desses pacientes, proporcionando a eles contato com o meio ambiente e o cultivo de plantas medicinais, legumes e hortaliças para consumo próprio”, comenta Rose, colaboradora do CAPS.

O Hospital Dia da Rede Hora Certa Campo Limpo também promove oficinas de horta terapia, mas voltadas para pacientes com hanseníase, doença altamente contagiosa, porém tratável. Por essa razão, o grupo também foi criado para a inclusão social desses pacientes.

Atualmente, 12 pacientes com hanseníase realizam tratamento no hospital e participam da horta terapia, além de 60 pacientes inativos que fazem acompanhamento periódico na unidade.

O RHC Campo Limpo também contou com exposição de maquete do hospital feita pelos colaboradores com materiais reciclados. Com plaquinhas explicativas de cada ação promovida na unidade, a maquete simboliza em sua estrutura a sustentabilidade, com iniciativas que incluem a reutilização de água proveniente de ar condicionado na horta comunitária, por exemplo.

Ainda no tema de sustentabilidade, o Time CEJAM da UBS Parque do Engenho II integrou o Encontro PAVS com uma roleta de perguntas e respostas sobre o descarte e utilização do óleo de cozinha. Em 2018, a unidade foi vencedora da Corrida do Óleo, gincana que estimula a destinação correta do produto, com mais de 1 tonelada de óleo coletado na comunidade. A iniciativa integra o Projeto Devolva-Me.

No âmbito de saúde e meio ambiente, agentes de promoção ambiental ofereceram jogos educativos de conscientização sobre o Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como dengue, zica e febre amarela. No dia-a-dia, os materiais e jogos do PAVS são aplicados em grupos realizados em Unidades Básicas de Saúde, escolas, Centro para Crianças e Adolescentes, entre outros espaços.  

Além destas, diversas iniciativas foram expostas no encontro, como cisternas para aproveitamento de água da chuva, dicas para aproveitamento integral de alimentos, exibição e conscientização sobre animais sinantrópicos que transmitem doenças como a leptospirose, brinquedoteca sustentável, sabonetes vegetais e caseiros, água aromatizada, entre outras.

Na abertura do evento, estiveram presentes integrantes da Superintendência do CEJAM, gerência técnica e gerência administrativa, que prestigiaram os projetos participantes e os colaboradores envolvidos.
Confira o álbum de fotos do evento em nossa fanpage!

Fonte: Bianca Ribeiro/ Imprensa, Comunicação e Marketing

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.