Com show de Ricardinho, a AGAFUC/RS conquistou o tetracampeonato do Regional Sul de Futebol de 5 (para cegos) ao vencer a APADV/SP por 4 a 0, na manhã deste último domingo, 29, no Centro Esportivo São Luis, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O melhor jogador do mundo fez todos os gols da partida e levou o torcedor ao delírio.
Assim como em 2014, a AGAFUC/RS foi mais uma vez para a última rodada da competição """" - disputada em pontos corridos """" - com a vantagem do empate. A semelhança, no entanto, parou por aí. Se em 2014 o título foi conquistado de forma dramática, de virada, desta vez, o placar foi construído com tranquilidade. Os gaúchos dominaram a partida do início ao fim. Foram poucas as oportunidades da APADV/SP. Os paulistas até que tentaram, mas foram envolvidos, principalmente, pela equipe que tem ninguém menos o melhor jogador do mundo.
Aliando técnica, espírito de liderança e oportunismo, Ricardinho foi o dono da festa. Não seria exagero apontá-lo como o responsável direto pela conquista do quarto título regional seguido da AGAFUC/RS. O momento vivido pelo atleta é traduzido em quadra com lances de genialidade e gols. Muitos gols. Dos 20 marcados pela equipe gaúcha na competição, o craque deixou sua marca 13 vezes, em apenas quatro partidas.
De ídolo para ídolo
O paredão Luan foi eleito o melhor goleiro da competição. O arqueiro da AGAFUC/RS e da Seleção Brasileira não foi vazado nenhuma vez e mostrou muita segurança sempre quando foi exigido.
O time gaúcho dominou as principais premiações da competição. Campeão, melhor goleiro e artilharia. Até o início da última partida, a briga pelo posto de goleador estava entre os companheiros de equipe, Ricardinho e Maurício Dumbo, com 9 e 6 gols, respectivamente. Os quatro anotados na partida contra a APADV/SP credenciaram Ricardinho ao merecido prêmio.
Para receberem os prêmios individuais, Ricardinho e Luan contaram com a ilustre presença do esgrimista paralímpico Jovane Guissone, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. O momento colocou lado a lado ídolos do esporte brasileiro.
Vaga na Série B
A competição foi classificatória para a Copa CAIXA Loterias de Futebol de 5 """" - Série B. Foram duas vagas em disputa, no entanto, como AGAFUC, ASDEFIPEL e APADV já jogam a primeira divisão nacional, ACERGS e CESEC ficaram com as vagas automaticamente.
A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais contou com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e da AGAFUC/RS para a realização da competição.
Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro