O futebol de 7 (para atletas com paralisia cerebral) invadiu a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Na tarde deste sábado, 21, cinco jogadores da Seleção Brasileira estiveram no Quiosque da Globo, na Avenida Atlântica, e participaram do Projeto Curta, Praia. Eles jogaram com o público presente e no fim da confraternização tiraram fotos com o mascote dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016.
A Seleção Brasileira se prepara para a disputa do Mundial que acontecerá em junho, na Inglaterra. Em sorteio realizado recentemente, o Brasil ficou no Grupo C, ao lado de Escócia, Estados Unidos e Venezuela. Em agosto, a Seleção terá outra importante competição pela frente, os Jogos Parapan-Americanos de Toronto.
Para um dos principais jogadores do grupo verde e amarelo, Wanderson Silva de Oliveira, meia da Andef, o Brasil está pronto para brigar por uma medalha na Inglaterra.""""Atualmente eu acredito que nós somos um dos melhores do mundo. Eu sempre entro em uma competição pensando na vitória, e espero trazer a medalha de ouro"""" , ressaltou o jogador.
Outro atleta que prestigiou o Curta, Praia foi o zagueiro da Seleção Diego Delgado. Chamado pelos colegas de Di Maria, pela semelhança com o famoso jogador argentino, ele defende as cores do Vasco da Gama e ficou impressionado com a recepção que teve em Copacabana.""""A energia do brasileiro é muito boa. Neste sábado, foi muito gostoso brincar com as crianças e ver a torcida nos apoiando. Eu fico imaginando nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 a gente disputando uma final com o estádio lotado. Será mágico"""" , concluiu.
O Brasil tem duas medalhas em Jogos Paralímpicos no futebol de 7: prata em Atenas-2004 e bronze em Sydney-2000. A Seleção vem de bons resultados nos últimos torneios, incluindo o vice-campeonato da Copa Intercontinental da Espanha, em 2013, e os títulos invictos da Copa América e do Torneio Internacional da Holanda, em 2014.
Futebol de 7
O futebol de 7 é praticado por atletas do sexo masculino, com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de problemas na gestação ou parto, traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais. As regras são as mesmas da Fifa, mas com algumas adaptações.
O campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m, e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol. Cada time tem sete jogadores e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 15. Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.
Os jogadores são distribuídos em classes de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento físico. Quanto maior a classe, menor o grau de comprometimento do atleta. Durante a partida, o time deve ter em campo no máximo dois atletas da classe 8 (menos comprometidos) e, no mínimo, um da classe 5 ou 6 (mais comprometidos).
Curta, Praia
Criado pela Rede Globo, o Projeto Curta, Praia tem como objetivo levar lazer e bem-estar aos cariocas e turistas. Essa é a segunda temporada. No sábado, 21, termina a programação deste verão. Em todas as edições, os eventos tiveram aulas de esportes, yoga, alongamento, zumba e oficinas de escultura de areia para crianças. As pessoas com deficiência também têmà disposição a assistência de fisioterapeutas e cadeiras anfíbias, que facilitam o acesso e o mergulho ao mar.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro