Uma revelação das Paralimpíadas Escolares brilhou neste domingo, 31, na piscina do Praia Clube, em Uberlândia, durante disputa do Circuito Caixa Loterias Etapa Regional Centro-Leste. A nadadora Emyly Silva, 15, venceu a prova dos 100m peito, classe SB8, mostrando ter um futuro promissor na carreira.
Emyly fez o tempo de 1min50s48 e deixou para trás Jessica Silva, da ADFEGO, que ficou em segundo lugar completando o pódio. Depois, a nadadora voltou para a piscina e disputou os 100m borboleta, classe S9. Ela ficou com a medalha de bronze, com o tempo de 1min51s57.
""""Estou contente por ter conquistado as medalhas, mas também fica a lição de que eu preciso e posso melhorar muito"""" , disse a nadadora, que já tinha conquistado cinco medalhas no sábado, 30: ouro nos 100m costas, prata nos 100m livre, 200m medley, 50m livre e bronze nos 400m livre.
Emyly nasceu com má formação no braço direito. A sua primeira competição foi nas Paralimpíadas Escolares de 2012, onde mostrou potencial ao conquistar um ouro e um bronze. No ano seguinte, a jovem, que nasceu em Maceió (AL) e está radicada em Uberlândia desde o começo do ano, entrou no Circuito Caixa Loterias. Com os bons resultados alcançados, está motivada para realizar os seus sonhos.
""""No ano que vêm a minha meta é entrar na Seleção Brasileira de jovens. Claro que está muito em cima os Jogos Paralímpicos do Rio-2016, mas em 2020, no Japão, eu quero defender as cores do Brasil nas Paralimpíadas"""" , afirmou.
Nos dois dias de competição na piscina do Praia Clube (30 e 31 de maio), os donos da casa conquistaram 24 ouros, seis pratas e três bronzes e terminaram em primeiro no quadro geral. A ADFEGO ficou em segundo, com 40 pódios, e a Cia Athletica e Aspacam ocuparam o terceiro lugar, com 21.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
O primeiro semestre de 2015 é reservado para as fases regionais. A primeira etapa foi a Norte/Nordeste, em Recife, no mês de março. A segunda (Rio/Sul) ocorreu em Curitiba, de 27 a 29 de março. A terceira (São Paulo), foi realizada na capital paulista nos dias 16 e 17 de maio. Esta foi a última regional. Toda definiram atletas habilitados a disputar as nacionais por meio de índices.
As fases nacionais começam no segundo semestre. Todas serão em São Paulo. A primeira será realizada de 3 a 5 de julho, a segunda, de 10 a 13 de setembro e, a terceira, de 5 a 8 de novembro.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro