O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoverá entre os dias 25 de janeiro e 16 de fevereiro a primeira fase de treinamento em altitude da temporada de 2015. O grupo será composto por seis nadadores, que viajarão a San Luis Potosí, México. A cidade é localizada a 360km da capital mexicana e fica a aproximadamente 1.800m acima do nível do mar.
O principal destaque da delegação brasileira """" - que terá ainda mais cinco integrantes de apoio """" - é o multimedalhista paralímpico Daniel Dias. Autor de três quebras de recorde mundial em 2014, ele dará inícioà sua preparação para o Campeonato Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, Escócia, e os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, que ocorrerão em julho e agosto, respectivamente. As duas competições são as principais deste ano e servirão como base da preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrerão em 2016.
Além de Daniel, estarão presentes em San Luís Potosí Caio Amorim, Edênia Garcia, Matheus Rheine, Roberto Alcalde e Talisson Glock. O técnico Felipe Santos Silva é quem coordenará as atividades no Centro Esportivo La Loma.
A primeira competição de relevância internacional deste ano ocorrerá em abril. Entre os dias 2 e 5, ocorrerá o Open Internacional de Natação, na cidade de Eindhoven, Holanda. A ocasião servirá como parâmetro do níveis dos atletas verde e amarelos em relação aos seus rivais de outras nações.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Fonte: Comite Paralímpico Brasileiro