Aguarde...

22 de Janeiro de 2019

Posse de membros do Comitê de Ética em Pesquisa - CEJAM ocorre no auditório Suzana Colombi

O Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” tem entre seus propósitos o incentivo à pesquisa na área da saúde. Pensando nisso, foi criado em outubro de 2018 o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - CEJAM, que tem como objetivo identificar, analisar e avaliar as implicações éticas em pesquisas científicas que envolvem seres humanos, de forma direta ou indiretamente, visando a observância das Normas Éticas na defesa dos Direitos dos envolvidos em tais pesquisas.

No último dia 17, ocorreu no auditório Suzana Colombi, na sede da organização, a posse dos membros do CEP - CEJAM, com participação do Prof. Dr. Mário Santoro Júnior, coordenador do Comitê, além do superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença, e da gerência executiva.

“A pesquisa está no DNA do CEJAM, como o próprio nome da organização sugere. Há muito tempo a superintendência, sobretudo o Dr. Fernando Proença, vem incentivando a realização de pesquisas entre nossos colaboradores. E agora esse incentivo se tornou realidade”, comenta Dr. Santoro.

Autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o CEP - CEJAM conta atualmente com 14 membros profissionais de áreas multidisciplinares, como médicos, dentistas, enfermeiros, advogados e, sobretudo, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que participam de reuniões mensais de planejamento do Comitê.

Para Dr. Santoro, as expectativas para o CEP - CEJAM são as melhores possíveis. “Em nossa última reunião tivemos um momento importante, em que Dr. Mário Bracco, um dos membros do Comitê, apresentou um histórico da ética em pesquisa não só no Brasil, como também no mundo. E agora teremos a oportunidade de atuar no incentivo, na avaliação de pesquisas e sobretudo na capacitação em ética em pesquisa, que é outra função fundamental dos CEPs”, declara.

O papel dos Comitês de Ética em Pesquisa está estabelecido em diversas diretrizes éticas internacionais - como a Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos (CIOMS) - e brasileiras, sobretudo as Normas e Resoluções do CONEP, com o objetivo de salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos sujeitos envolvidos na pesquisa.

Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação

São Paulo

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.