Aguarde...
18 de Julho de 2019
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo inicia projeto-piloto utilizando a Telemedicina no atendimento aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com a nova tecnologia, será possível o uso do dispositivo de interconsulta, ou seja, um grupo de médicos da atenção básica e especialistas poderá analisar e discutir os casos clínicos não-emergenciais por meio de videoconferência, escritos e imagens virtuais, sanando as dúvidas ou direcionando os casos clínicos para a rede municipal de saúde.
A nova Plataforma do Programa Telemedicina foi apresentada nesta manhã, quinta-feira (18/07), ao prefeito Bruno Covas e ao secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, pelo Superintendente de Instituições Afiliadas da SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Nacime Salomão Mansur, na entidade idealizadora do projeto.
Inicialmente, os contemplados serão os usuários das UBS da Região da Vila Maria/Vila Guilherme e Butantã, com as especialidades de dermatologia, reumatologia, neurologia, endocrinologia, pneumologia, cardiologia e ginecologia para o pré-natal de risco. Até agosto, as especialidades de psiquiatria (adulto e infantil) e alergologia também serão disponibilizadas ao público.
Funcionamento
Os médicos especialistas discutirão os casos pela plataforma das 07h às 17h, em escala pré-determinada e notificada às UBSs, em um espaço composto por quatro pontos com interface entre as unidades. Neles, os casos poderão ser analisados ao vivo, por meio de videoconferência e com acesso a imagens de exames, como raio-x e tomografia. Porém, caso todas as estações estejam ocupadas ou o médico de determinada especialidade não esteja mais em seu horário de atendimento, os profissionais das UBSs poderão registrar no sistema os casos, que serão analisados e respondidos posteriormente pelos especialistas. Nestas situações, o paciente é liberado já com uma consulta de retorno agendada, na qual será dada continuidade à assistência, com o parecer do médico especialista.
Todas as unidades já receberam capacitação, sinal de Wi-Fi próprio para o uso da plataforma e equipamentos eletrônicos com capacidade adequada para o processamento dos dados enviados, além de um dermatoscópio, específico para analisar fotos de lesões de pele e exames de imagem e laboratoriais. É importante ressaltar que todo o processo só ocorrerá mediante a anuência do paciente, e conta com diversos recursos de segurança, visando a preservação dos dados sigilosos do prontuário médico.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde/Prefeitura de São Paulo
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!