Faltando dez dias para o término do prazo de recadastramento do passe livre para pessoas com deficiência e doenças crônicas, somente 50% dos beneficiários foramà Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) se recadastrar e garantir o direito de acessar gratuitamente osà´nibus do transporte coletivo.
O prazo se encerrará no próximo dia 31 de março e após essa data os usuários que não se recadastraram terão os cartões bloqueados.
Em 180 dias, contados a partir de 21 de setembro do ano passado, apenas 17 mil beneficiários se recadastraram. A SMTU possui cerca de 34 mil cadastros ativos do passe livre de pessoas que são amparadas pelo Decreto nº 1.128/ 2011 que regulamenta o art. 261 da Lei Orgânica do Município (LOMAN). Tem direitoà gratuidade pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental, renal crônica, neoplasia maligna, soropositivas, hipertensão, cardiopatia crônica, e em tratamento reabilitatório.
Ao fazer o recadastramento, os beneficiários além da atualização dos dados junto a SMTU, recebem gratuitamente um novo cartão em substituição ao atual.
A chefe da Divisão de Atendimento Social da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (DVAS/SMTU), Arlene Menezes, alerta que não haverá prorrogação de prazo. (Não queremos que os beneficiários tenham qualquer tipo de dificuldade, mas foi dado um prazo extenso e ampla divulgação sobre os procedimentos do recadastramento. A partir do dia 1º de abril, os cartões antigos não serão mais aceitos nos coletivos), afirmou.
Como se recadastrar
O primeiro passo para o recadastramento é agendar a data do seu recadastro, por meio do endereço eletrônico. No site, o usuário vai informar o CPF e confirmar. Em seguida, as informações de data e horário serão visualizadas na tela. Após a escolha da data e horário, o solicitante deverá efetivar a confirmação das informações. É importante imprimir ou anotar a data e horário agendados para a realização do recadastro na sede da SMTU, localizada na rua Barão de Indaiá, 330, Flores.
Fonte: Deficiente Eficiênte