O sábado, 22, foi o dia de Ricardo Costa Oliveira no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo. Após Thiago Paulino e Renata Bazone, foi a vez de o saltador da classe T11 (cego total) garantir a vaga no Mundial Paralímpico da modalidade, em competição disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
Ele venceu a prova ao registrar um salto de 6,51m - apenas um centímetro a menos do que precisou para vencer o ouro nos Jogos Paralímpicos do ano passado, no Rio de Janeiro. A marca também é quatro centímetros mais distante do que o índice estipulado pelo CPB para assegurá-lo no evento em Londres.
(Estou muito satisfeito e fico honrado por garantir a chance de defender o meu país mais uma vez. No último salto, como havia sido no Rio 2016, garanti a minha vaga. Com certeza posso melhorar ainda mais essa marca para o Mundial. Tenho de ter foco e treinar, porque agora será um período importante. Terei marcas melhores já nas próximas competições), disse o saltador de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.
Outra a assegurar seu lugar foi Izabela Campos. No lançamento de dardo F11, ela conseguiu uma marca de 26,24m - novo recorde das Américas. A performance é seis metros além do que era necessário para qualificar-se para o Mundial (20,16m). Por fim, Mateus Evangelista alcançou 6,32m no salto em distância e superou o índice B necessário para ir ao Mundial (6,28m).
A sessão deste sábado também contou com a estreia de Terezinha Guilhermina no salto em distância. A velocista competiu e ficou com a segunda posição da classe T11, com a marca de 4,46m. Ela ficou atrás apenas de Lorena Spoladore, campeã mundial da prova em Lyon 2013, que registrou 4,51m.
O Open conta com a presença de 316 atletas - 181 do atletismo e mais 135 da natação. Participarão representantes de Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Jamaica, México e Peru. A competição integra o calendário oficial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e é uma etapa da World Series de natação e do Grand Prix de atletismo.
Programação da competição
22/04 - sábado
Atletismo: 9h às 11h - 16h às 18h
Natação: 9h às 12h - 15h30 às 18h45
23/04 - domingo
Atletismo: 9h às 11h
Natação: 9h às 12h30
O Open
O Open Internacional de Atletismo e Natação é realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. O evento conta com a presença de atletas nacionais e internacionais e faz parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) de abertos das duas modalidades. O Open Internacional também conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.
Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro