Aguarde...
07 de Março de 2018
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações preventivas de bloqueio, remoção de criadouros e nebulização para eliminação do Aedes aegypti no bairro do Socorro. Outra medida cautelar será a vacinação casa a casa contra febre amarela e a orientação dos moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir doenças como dengue e febre amarela.
O trabalho faz parte de uma ação preventiva necessária após a notificação de um caso suspeito para três doenças: febre amarela, dengue e leptospirose, recebido pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (05/03) e já encaminhado para análise ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Tratava-se de um homem de 34 anos, morador no bairro do Socorro, com histórico de deslocamentos para áreas de risco para febre amarela, inclusive Santa Isabel, onde foi confirmada a morte de um macaco pelo vírus.
O rapaz não resistiu à gravidade do caso e acabou falecendo na última sexta-feira (02/3), no Hospital Luzia de Pinho Melo. Ele não havia tomado a vacina contra a febre amarela. Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou sete casos humanos suspeitos de febre amarela, dos quais três foram descartados e quatro aguardam resultados de exames. Em macacos, foram quatro casos suspeitos neste ano, dois negativos e dois aguardando resultados de exames.
Vacina
Diante do novo quadro, é de extrema importância que quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela procure uma unidade de saúde para garantir a proteção o quanto antes. Desde o mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma nova estratégia, com o rodízio de unidades, para evitar desperdício de doses em função da baixa procura. Depois de aberto, um frasco de vacina pode imunizar até 50 pessoas em até 6 horas, caso contrário, precisa ser inutilizado.
Dez postos de saúde oferecem a vacina contra a febre amarela de segunda a sexta-feira: Braz Cubas, Jardim Camila, Jardim Universo, Jundiapeba, Ponte Grande, Santa Tereza, Vila Natal, Vila da Prata, Vila Moraes e Vila Suíssa. Outras sete unidades fazem atendimento às terças e quintas-feiras: Biritiba Ussú, Botujuru, Jardim Ivete, Jardim Maricá, Taiaçupeba, Vila Nova Aparecida e Jardim Aeroporto II. As segundas, quartas e sextas-feiras, a vacinação está disponível em cinco unidades: Alto Ipiranga, Mineração, Santo Ângelo, Vila Jundiaí e Nova Jundipeba.
Outras 13 unidades tem atendimento uma vez por semana: Chácara Guanabara, Jardim Margarida e Jardim Piatã (terças-feiras); Sabaúna, Taboão-Lambari, Nove de Julho, Jardim Planalto, Jardim Aeroporto III, Novo Horizonte (quartas-feiras), e Quatinga, Cocuera, Conjunto Toyama e Jardim Layr (quintas-feiras).
A distribuição de senhas começa às 8 e prossegue até 16 horas. A vacinação em período noturno também está mantida: UBS Jundiapeba (segunda-feira), UBS Jardim Universo (terça), UBS Santa Tereza (quarta), UBS Vila Suíssa (quinta) e UBS Jardim Camila (sexta-feira). A distribuição das 200 senhas noturnas começa às 18 horas.
Até o momento, Mogi das Cruzes vacinou 284 mil pessoas e a meta é que todo mogiano que não tenha restrições à dose seja imunizado.
Locais para vacinação contra a febre amarela
Atendimento de 2ª a 6ª feira
Atendimento às 3ª e 5ª feiras
Atendimento às 2ª, 4ª e 6ª feiras
Somente às 3ª feiras
Somente às 4ª feiras
Somente às 5ª feiras
Vacinação no período noturno
Distribuição de senhas a partir das 18 horas
Idosos, pessoas com deficiência, pacientes imunodeprimidas com receita médica, viajantes nacionais internacionais e funcionários públicos municipais
Necessário agendamento prévio pelo SIS 160
Fonte: Comunicação Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2024
Prevenir é viver com qualidade!