A Prefeitura de São Caetano está com inscrições abertas para passeio cultural ao Memorial da Inclusão, na Barra Funda, Capital. A atividade será nos dias 14 e 19 de julho e destinada a alunos da inclusão da rede municipal e moradores. São 30 vagas para cada um dos dias. O passeio é uma iniciativa da Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida), em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
A Sedef é a única destinada aos direitos da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida no Grande ABC e prioriza questões como empregabilidade, tecnologia assistiva e independência funcional. A cidade, que conta com diversos programas de inclusão social, já realizou diversas ações neste ano.
Um dos programas de maior sucesso é o Balé Adaptado, que reúne arte e inclusão, realizado na Escola Municipal de Bailado Laura Thomé.
Segundo o secretário da Sedef, Cristiano de Freitas Gomes, o desafio é contínuo, mas a cidade conquistou avanços nos três pilares da proposta. ""œEssa é a maior minoria do mundo. Tem sido um grande desafio trabalhar aqui. Mas tenho visto que, se você der oportunidade, esse público se envolve, participa. É só abrir as portas que as coisas acontecem. É um processo lento, difícil, de conscientização da sociedade, dos empreendedores, mas que dão resultados. Hoje já somos procurados para o desenvolvimento de políticas públicas nessa área"", explica.
Aos interessados no passeio cultural, as inscrições devem ser feitas na sede da Sedef, no Atende Fácil, localizado na Major Carlo Del Prete, 651, Centro. O passeio dará oportunidade de participar da apresentação de 12 painéis do Memorial, Sala dos Sentidos e Exposição Temporária, com acompanhamento de monitoria. Tanto no dia 14 quanto no 19 a saída será às 14h, do Teatro Paulo Machado de Carvalho.
Fonte: Diário do Grande ABC