A Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas venceu a Argentina, neste sábado, 18, no primeiro dos três amistosos programados entre as equipes para este mês. A partida fez parte da programação de inauguração do Sesc Jundiaí. Os próximos confrontos entre os times serão nos dias 21, no Sesc Belenzinho, na capital paulista, e no dia 25, no Sesc Jundiaí.
Depois de enfrentar os argentinos no Intercâmbio Internacional, no Canadá, no mês passado, o Brasil superou novamente os hermanos. Desta vez, por 51 x 42.
O time verde-amarelo fechou todos os períodosà frente no placar, mas não foi um jogo fácil. No primeiro quarto, a Seleção abriu uma folga no placar (17 a 09), diminuída no segundo (29 a 25). No terceiro, a Argentina colocou pressão, chegando a empatar em 37 a 37, mas o Brasil se recuperou e fechou em 43 a 37. O período final foi mais tenso, com ambas as equipes pontuando pouco no início. O Brasil só deslanchou nos quatro minutos finais, quando Luciano fez a primeira cesta brasileira no quarto.
Embora tenha conquistado a vitória, o técnico da Seleção, Antonio Carlos Magalhães, espera mais da equipe nos próximos jogos contra a Argentina.""""O time poderia estar mais focado. Gostaria de ver mais competitividade nos próximos jogos"""" , coloca ele.""""A melhora da equipe tem sido evidente, mas não atingimos ainda o nosso melhor e precisamos trabalhar bastante para isso"""" , avalia.
Plateia - A plateia do ginásio do Sesc Jundiaí ficou lotada e contou com presenças ilustres entre o público. O ex-jogador Marcel Ramon disse ter ficado impressionado com a técnica e o sentido tático das equipes. Opinião também partilhada pelo ex-jogador Maury de Souza.""""É um jogo muito tático, inteligente e mais pensado do que o basquete andante"""" , comentou. Já a ex-jogadora Janeth, que irá ministrar uma clínica com a participação da Seleção Brasileira, comentou sua expectativa para trabalhar com o basquete adaptado.""""Já brinquei e vi como é difícil. Os jogadores têm muita habilidade para girar, driblar e finalizar"""" , comentou.
Parceria - A presidente da CBBC, Naíse Pedrosa, celebrou a parceria com o Sesc, iniciada no ano passado, com uma fase de treinamento no Sesc Consolação e amistosos contra a Grã-Bretanha.""""Ficamos honrados e felizes por termos estendido essa parceria para um evento tão importante"""" , colocou.""""O Sesc atendeu ao nosso pleito de manter as seleções de Brasil e Argentina treinando durante oito dias, nos patrocinando totalmente"""" „¢"""" „¢, complementou.
Paulo Vilela, assistente técnico da Gerência de Esportes do Sesc, ressaltou a parceria com a CBBC e o convite para a Seleção Brasileira.""""Jundiaí tem uma forte relação com o basquete, por isso, nossa ideia era dar um presente para a cidade. E não havia nada melhor do que trazer grandes nomes e equipes do basquete. Uma partida entre Brasil e Argentina era certeza de um bom jogo"""" , comentou.
Com informações da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC)
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Mariana Azambuja (estagiária)
Elder Barros (estagiário)
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro