As brasileiras Cátia Oliveira e Carla Azevedo confirmaram o grande momento do tênis de mesa brasileiro no sábado, 16, ao conquistar o título por equipes da Classe 1/2 no Aberto da Eslováquia de tênis de mesa, evento fator 40, o mais alto do Circuito Mundial. As mesatenistas já haviam ficado com o ouro no Aberto da Eslovênia, torneio de igual importância, realizado também neste mês. Ainda no sábado, Claudiomiro Segatto (11º no ranking) ficou com a prata na classe 5 masculina. Com as conquistas no último dia de disputa, o Brasil terminou a competição com sete medalhas no total, sendo uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
Cátia (9ª do mundo na Classe 2) e Carla (13ª) ficaram com o título por equipes ao baterem o combinado Tailândia/Holanda por 3 jogos a 2, pela terceira e última rodada do grupo único. A equipe brasileira terminou com mesmo número de pontos de França e Rússia, mas levou a melhor nos critérios de desempate, garantindo o ouro.
Na Classe 5, Segatto atuou ao lado do francês Nicolas Savant-Aira (5º). Após passarem por Tailândia, nas quartas, e Egito, nas semis, a parceria franco-brasileira enfrentou na decisão o combinado Noruega/Grã-Bretanha, formado por Tommy Urhaug, líder do ranking mundial, e Jack Spivey (17º). Os europeus venceram por 3 a 1.
Na véspera, a dupla formada por Paulo Salmin e Luiz Filipe Manara havia terminado em terceiro na classe 8. Nas disputas individuais, a seleção também faturou um vice, com Cátia (Classe 2), e três bronzes, conquistados por Salmin (classe 7), Danielle Rauen e Jennyfer Parinos (ambas na classe 9).
O desempenho da Seleção Brasileira foi aprovado pela comissão técnica.""""Tivemos um saldo excelente, saímos com o dever cumprido. Estamos no caminho certo. Eu e o Paulo Camargo ficamos satisfeitos e estamos seguros de que o trabalho está sendo bem feito para os Jogos Paralímpicos Rio 2016"""" , avaliou o treinador da seleção cadeirante, José Ricardo Rizzone.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) """" - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal """" - Ministério do Esporte.
Time São Paulo
O atleta Paulo Salmin é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência de São Paulo que beneficia atletas e atletas-guia de 10 modalidades.
Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro