Aguarde...

23 de Junho de 2016

Semana de Combate à  Automedicação prossegue até sexta nas unidades de saúde

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até sexta-feira (24/06) mais uma edição da “Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação”. O principal objetivo do evento é alertar a população sobre os perigos da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos. Para isso, estão sendo realizadas palestras nas unidades de saúde da cidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses adequadas para o período de tratamento indicado.

Entre as orientações prestadas durante a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação estão: tomar o medicamento exatamente como foi prescrito; não tomar medicamento prescrito para outra pessoa; nunca utilizar medicamento após o prazo de validade; armazenar o medicamento corretamente; manter o medicamento em local seguro e longe do alcance de crianças; e não retirar o medicamento da embalagem original.

Iniciado nesta segunda-feira (20/06), o trabalho já foi realizado em algumas unidades como o Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo e a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Piatã. As ações servem também para orientar a população sobre os diferentes acessos aos medicamentos para tratamentos de doenças e melhoria da qualidade de vida. Outros fatores destacados são como tomar o medicamento e como guardá-lo corretamente em casa.

Jogue Certo
Para oferecer mais segurança no atendimento aos usuários, a Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém o Programa Jogue Certo, que garante o descarte correto de medicamentos sem utilização ou vencidos. O objetivo é recolher estes produtos e dar o destino indicado, que é a incineração, para evitar acidentes domésticos, contaminação do meio ambiente e outros problemas de saúde.

Qualquer cidadão pode levar medicamentos vencidos ou sem uso para as farmácias de seis unidades de saúde da cidade: PA 24 horas Jundiapeba; PA 24 horas Jardim Universo; Posto de Saúde Vila Suíssa; Promeg - Secretaria Municipal de Saúde; Ambulatório de Saúde Mental e Programa Municipal de DST/Aids. Essas unidades são responsáveis pelo descarte correto dos produtos.

Fonte: Prefeitura Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia

SEDE CEJAM

Rua Dr. Lund,41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

INSTITUTO CEJAM

Rua Dr. Lund, 41, Liberdade, São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818

Prevenir é viver com qualidade!

O CEJAM quer ouvir você!
O CEJAM quer ouvir você!
Fechar
Escolha o que deseja fazer...
Informação
Denúncias
Elogio
Reclamação
Solicitação
Sugestão
Escolha uma opção...
Colaborador
Paciente
Ética, Complaice e Governça
Proteção de Dados-DPO
Redirecionando...
Voltar...
Contate a equipe de
Proteção de Dados (DPO) do CEJAM
Clique para enviar um e-mail.