Aguarde...
30 de Outubro de 2017
A compostagem é uma excelente técnica para reaproveitar sobras de alimentos como cascas, talos, sementes, borra de café, entre outros, de forma sustentável. Esse lixo orgânico é tratado naturalmente e se transforma em um composto altamente nutritivo, que pode ser aplicada em jardins e hortas e utilizada como adubo.
Além de reduzir o aumento do volume de lixo em aterros, essa técnica reduz o custo operacional de coleta pública de resíduos, contribui para o aumento do tempo de vida útil dos aterros sanitários, favorece a redução dos índices de poluição do solo, água e ar pela redução da emissão do gás metano, promove a ciclagem de nutrientes para o solo e incentiva o cultivo doméstico e a alimentação saudável.
A grande vantagem da compostagem é que ela pode ser feita em casa por qualquer pessoa que esteja interessada em montar sua horta ou que já possua uma variedade de plantas em sua residência.
COMO MONTAR UMA COMPOSTEIRA DOMÉSTICA
1. Reserve três caixas de plástico de mesmo formato e tamanho, ou que sejam empilháveis com tampa.
2. Faça pequenos furos com prego no fundo. As laterais também devem ser furadas (pode-se utilizar um garfo). Os furos são necessários para que o ar circule e o sistema não fique com mau cheiro.
3. Em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra, as minhocas e o material orgânico (restos de talos, folhas, cascas, sementes, etc). Cubra com o dobro de material seco (serragem, folha, papel de pão). Se preferir, pode picar os resíduos orgânicos. Quanto menores os pedaços, mais rápida será a decomposição e o adubo estará pronto.
4. Coloque os resíduos primeiro na caixa de cima e, após encher, troque de lugar com a caixa do meio e preencha com os resíduos. A caixa de baixo não deve ter furos no fundo para armazenar o biofertilizante gerado, que é rico em nutrientes e também serve para adubar as plantas. Caso opte por fazer compostagem sem usar as minhocas, o resíduo deverá ser revolvido uma vez por semana para oxigenar e acelerar o processo.
Você pode colocar talos, cascas, sementes, folhas, cascas de ovos, coco, borra de café, filtro de chá e café, papel de pão, resíduos secos como folhas poda de grama. Alguns resíduos como bagaço de limão, laranja e abacaxi, devem ser acrescentados de forma moderada, a fim de não interferir no PH da composteira.
Não devem ser utilizados carne, arroz, resíduos lácteos, cinzas de cigarro e todo alimento que foi cozido com óleo, sal e temperos. O adubo leva em torno de 02 meses para ficar pronto e ser utilizado nas plantas.
Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!