Aguarde...
30 de Agosto de 2017
Certas plantas não estão habitualmente na mesa dos brasileiros, por falta de conhecimento ou receio de que sejam nocivas. Com o intuito de apresentar o possível uso na culinária dessas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), o PAVS da UBS Jardim Nakamura promoveu nesta quarta-feira (30/08) uma oficina culinária a alunos e professores da EMEF Clemente Pastore, localizada na região.
O agente de promoção ambiental da Unidade Francisco das Chagas reuniu a garotada para apresentar algumas plantas, muitas delas até então desconhecidas pelos participantes, tais como capuchinha, taioba, dente-de-leão, peixinho e jambo. Durante a conversa, o APA explicou os benefícios nutricionais de cada alimento.
Em seguida, o Superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença de Gouvêa, prestigiou a ação e destacou a importância de uma alimentação saudável. “No dia a dia nós deixamos de lado muitos alimentos de alto valor nutritivo, o que pode gerar um problema de saúde no futuro. Temos que aprender a nos alimentar corretamente, não apenas comer”, disse.
Com o apoio dos agentes comunitários de saúde da Unidade e dos agentes de promoção ambiental das UBSs Santa Lúcia, Alto do Riviera, Jardim Herculano e Parque do Lago, os alunos aprenderam a fazer farofa de taioba, patê de capuchinha, suco com flores de jambo, torta de dente-de-leão e folhas de peixinho empanadas.
O objetivo da oficina é ampliar o conhecimento sobre o assunto ajudando a aumentar a diversificação dos cardápios e dos nutrientes ingeridos pelos adolescentes. Além de conhecerem novas receitas, a garotada colocou a mão na massa. “Eu gostei bastante das receitas, de como fazer e, principalmente do suco com laranja, melancia e flor de jambo. Nunca imaginei que dava para fazer isso com uma flor”, disse uma estudante.
PAVS CEJAM
O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM desenvolve projetos que favorecem a educação ambiental, promoção de saúde e prevenção de doenças, atuando junto aos profissionais da Estratégia Saúde da Família apoiados por agentes de promoção ambiental (APA). O programa faz a gestão dos projetos socioambientais nas 31 Unidades da zona sul sob gestão do CEJAM, fornecendo subsídios técnicos para o desenvolvimento de projetos socioambientais.
Confira algumas fotos: http://bit.ly/2gsbxdz
Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!